Perguntas Frequentes

Quais documentos são necessários para a internação dos pacientes?

Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou o responsável deverá apresentar os seguintes documentos:

RG, CPF e Cartão do SUS, Comprovante de residência e Resultados de Exames Anteriores.

Em caso de Internações de pacientes menores de 18 anos, o responsável deverá apresentar O RG, além dos documentos do paciente.

Quais objetos que os pacientes podem trazer?

– O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita.

– Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto. Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares.

– Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.

Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes?

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.

As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.

Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.

Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

Quais os horários de visitas?

1 – Horário de visitas

UI – UNIDADE DE INTERNAÇÃO ENFERMARIA
Das 13h às 21h
PSI – PRONTO SOCORRO INFANTIL
Das 15h às 16h
1 visitante – com revezamento
BERÇÁRIO PATOLÓGICO
Das 14h às 16h
Das 20h às 21h
UTI NEONATAL
Das 14h30 às 15h
1 visitante – sem revezamento
UTI PEDIÁTRICA
Das 14h às 17h
Das 20h às 21h
UTI ADULTO
Das 15h às 17h
Das 20h às 21h
CLÍNICA PSIQUIÁTRICA
Das 14h às 15h
2 visitantes – sem revezamento
ENTRADA E TROCA DE ACOMPANHANTE
Manhã: das 7h30 às 8h
Tarde: das 14h às 14h30
Noite: das 20h às 20h30

2 – RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

  • O hospital não se responsabiliza por pertences/ objetos de valores de pacientes e acompanhantes que não forem arrolados. Os que forem arrolados e não retirados no prazo de 90 dias serão doados a uma instituição beneficente sugerida pelo hospital.
  • Traga seus objetos e produtos de higiene pessoal, pijama ou camisola, chinelos e roupa íntima.
  • Não traga dinheiro ou objetos de valor.
  • Não use joias, maquiagem ou esmaltes.
  • Não fazer barulho, provocar ruídos nem falar em voz alta.
  • O hospital não se responsabiliza pelos veículos estacionados ao seu redor.
  • Devido a interferências causadas nos equipamentos hospitalares, é proibido o uso do telefone celular.
  • Proibida a entrada de televisão sem autorização, por escrito, pela equipe de enfermagem. A entrada do aparelho de TV – até 24” e vídeo game (para pediatria) – deverá acontecer no período das 13h às 16h.

3 – REFEIÇÕES:

A refeição servida ao paciente é elaborada pela Nutricionista do Hospital, segundo prescrição médica.

Não é aconselhável trazer alimentação para o paciente sem a prévia autorização da nutricionista.

HORÁRIO DE REFEIÇÃO PARA OS ACOMPANHANTES
Café Da Manhã

06h45 as 07h15

Almoço

10h30 às 11h

Lanche Da Tarde

15h às 15h30

Jantar

17h30 às 18h

RESSALTAMOS QUE A REFEIÇÃO SÓ É PERMITIDA PARA ACOMPANHANTES DE PACIENTES COM IDADE A PARTIR DE 60 ANOS E MENORES DE 18 ANOS.

4 – ALTA HOSPITALAR:

O processo é iniciado a partir da alta médica, prescrita pelo médico assistente. O paciente será liberado após a alta hospitalar, quando terminados todos os procedimentos prescritos. O paciente deverá deixar o hospital até duas horas após a alta médica.

Pacientes menores de 18 anos somente serão liberados em alta hospitalar acompanhados dos pais ou do responsável legal, neste caso é necessário apresentar o documento de guarda.

Horário de visitas:

PRONTO-SOCORRO

Psiquiatria: das 16h às 16h30, sendo uma pessoa por vez durante o período;

Semi-Intensiva: das 10h30 às 11h e das 16h às 16h30, sendo duas pessoas por vez durante o período;

Observação Adulto: das 16h às 16h30, sendo duas pessoas por vez durante o período. 

ENFERMARIAS (Clínica Cirúrgica I, II e III, Clínica Médica I e II, Clínica Pediátrica e Observação Infantil): das 9h às 20h, sendo uma por vez durante o período.

PSIQUIATRIA 2º ANDAR: das 15h às 15h30, sendo duas pessoas por vez durante o período.

UTI ADULTO E PEDIÁTRICA: das 10h às 10h30; das 16h às 16h30 e das 21h às 22h, duas pessoas, sendo uma por vez durante o período.

É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade.

Informações médicas sobre pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.

Não haverá troca de acompanhante durante o horário de visitas. A troca deverá ser feita antes ou depois do horário de visitas. Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do Hospital.

IMPORTANTE: o horário de visita poderá ser alterado, de acordo com a necessidade da unidade.

Preciso tomar algum cuidado especial quando estiver no Hospital?

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.

Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.

higiene das mãos

Como o Hospital irá avisar a data da alta hospitalar?

O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.

Preciso pagar pelos atendimentos no Hospital?

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.

O Hospital Municipal Universitário de Taubaté não realiza qualquer tipo de cobrança via telefone e nem solicita dados de pacientes durante a internação. Caso receba algum contato desse teor, entre em contato com o hospital através do telefone (12) 3625-7500.

Posso filmar ou fotografar?

É proibida a filmagem e/ou fotografia de paciente em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou indivíduo leigo, sem autorização expressa.

Para realização de tais procedimentos, deve haver ciência e concordância dos pacientes e seus familiares.

Se tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

O Hospital, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.

O atendimento do SAU é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à quinta-feira das 7 às 18h e as sexta-feira das 7 às 17h. Após este horário e aos finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo ou Serviço Social.

Formas de Contato:

Funcionamento:
De segunda a quinta-feira, das 7 às 18h, e sexta-feira, das 7 às 17h
Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias
Telefone: (12) 3625-7576