Perguntas Frequentes

Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou o responsável deverá apresentar os seguintes documentos:

RG, CPF e Cartão do SUS, Comprovante de residência e Resultados de Exames Anteriores.

Em caso de Internações de pacientes menores de 18 anos, o responsável deverá apresentar O RG, além dos documentos do paciente.

– O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita.

– Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto. Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares.

– Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.

As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.

Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.

Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

1 – Horário de visitas

Horário de Visita

SETOR

HORÁRIO

OBSERVAÇÃO

Clínica Médica 1, 2 e 3 

10h às 20h

1 Visitante sem limite de revezamento

Clínica Ortopédica

Retaguarda

Clínica Pediátrica

10h às 20h

1 Visitante sem limite de revezamento

Direito a 1 acompanhante

Maternidade 1 e 2

10h às 20h

2 Visitantes por dia com revezamento

Parturiente: Direito a 1 acompanhante

UTI Adulto

16h às 17h

2 visitas por período

20h às 21h

UTI Pediátrica

15h às 16H

Acompanhante: Mãe ou responsável legal

 

20h às 21h

2 visitas por período com revezamento

UTI Neonatal

10h às 20h

Mãe ou responsável legal

Berçário

PSI

17h30 às 18h30

1 Visitante por dia sem revezamento

Direito a 1 acompanhante

PSGO

Não é permitido visita                                                     

Direito a 1 acompanhante

Clínica Psiquiátrica

Visitas pré-estabelecidas em conjunto com os familiares e equipes do Serviço Social e Médica.

Horários para troca de acompanhante

 

Manhã: das 07h às 09h

 

Tarde/Noite:  das 13h às 21h

 

PERMANÊNCIA MINIMA DE 06 HORAS

 

2 – RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

  • O hospital não se responsabiliza por pertences/ objetos de valores de pacientes e acompanhantes que não forem arrolados. Os que forem arrolados e não retirados no prazo de 90 dias serão doados a uma instituição beneficente sugerida pelo hospital.
  • Traga seus objetos e produtos de higiene pessoal, pijama ou camisola, chinelos e roupa íntima.
  • Não traga dinheiro ou objetos de valor.
  • Não use joias, maquiagem ou esmaltes.
  • Não fazer barulho, provocar ruídos nem falar em voz alta.
  • O hospital não se responsabiliza pelos veículos estacionados ao seu redor.
  • Devido a interferências causadas nos equipamentos hospitalares, é proibido o uso do telefone celular.
  • Proibida a entrada de televisão sem autorização, por escrito, pela equipe de enfermagem. A entrada do aparelho de TV – até 24” e vídeo game (para pediatria) – deverá acontecer no período das 13h às 16h.

3 – REFEIÇÕES:

A refeição servida ao paciente é elaborada pela Nutricionista do Hospital, segundo prescrição médica.

Não é aconselhável trazer alimentação para o paciente sem a prévia autorização da nutricionista.

HORÁRIO DE REFEIÇÃO PARA OS ACOMPANHANTES

Café Da Manhã

06h45 as 07h15

Almoço

10h30 às 11h30

Jantar

18h às 18h30

RESSALTAMOS QUE A REFEIÇÃO SÓ É PERMITIDA PARA ACOMPANHANTES DE PACIENTES COM IDADE A PARTIR DE 60 ANOS E MENORES DE 18 ANOS.

4 – ALTA HOSPITALAR:

O processo é iniciado a partir da alta médica, prescrita pelo médico assistente. O paciente será liberado após a alta hospitalar, quando terminados todos os procedimentos prescritos. O paciente deverá deixar o hospital até duas horas após a alta médica.

Pacientes menores de 18 anos somente serão liberados em alta hospitalar acompanhados dos pais ou do responsável legal, neste caso é necessário apresentar o documento de guarda.

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.

Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.

higiene das mãos

O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.

O Hospital Municipal Universitário de Taubaté não realiza qualquer tipo de cobrança via telefone e nem solicita dados de pacientes durante a internação. Caso receba algum contato desse teor, entre em contato com o hospital através do telefone (12) 3625-7500.

É proibida a filmagem e/ou fotografia de paciente em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou indivíduo leigo, sem autorização expressa.

Para realização de tais procedimentos, deve haver ciência e concordância dos pacientes e seus familiares.

Se tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

O Hospital, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.

O atendimento do SAU é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à quinta-feira das 7 às 18h e as sexta-feira das 7 às 17h. Após este horário e aos finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo ou Serviço Social.

Formas de Contato:

Funcionamento:
De segunda a quinta-feira, das 7 às 18h, e sexta-feira, das 7 às 17h
Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias
Telefone: (12) 3625-7576