Métodos gráficos
Ecocardiografia
O que é?
O ecocardiograma é um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração.
Como é feito?
O dispositivo capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do coração do paciente.
Cardiotocografia
O que é?
A cardiotocografia estuda a biofísica do feto, permitindo avaliar o bem-estar fetal.
Como é feito?
O exame é realizado por um aparelho chamado cardiotocógrafo, e nele são registrados os batimentos cardíacos do feto, sua movimentação e a contração uterina. O resultado do exame é semelhante a um traçado de eletrocardiograma, e com ele, o médico pode avaliar se o feto tem insuficiência na oxigenação cerebral por motivos placentários, posicionais ou compressões do cordão umbilical.
Colposcopia
O que é?
A colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista (ou a mando dele) para avaliar a vulva, vagina e colo do útero de maneira detalhada.
Como é feito?
A realização desse exame não é muito diferente do exame ginecológico comum. Sendo assim, a paciente deverá retirar a roupa da parte inferior do corpo e sentar-se na maca do consultório, com as pernas afastadas. Feito isso, o ginecologista (ou um enfermeiro treinado) irá introduzir um espéculo vaginal (aparelho de metal ou plástico usado para manter a vagina aberta durante todo o procedimento) na paciente e moverá o colposcópio próximo a ela cerca de 30 cm de distância.
O colposcópio é um microscópio que lembra bastante um par de binóculos.
BERA
O que é?
O exame BERA, também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, é um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a ausência ou presença de perda auditiva, que pode ser devido à lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico, podendo, por exemplo, comprometer o desenvolvimento da fala.
Como é feito?
O exame é feito enquanto a pessoa dorme, pois é um exame muito sensível e, assim, qualquer movimento pode interferir no resultado do exame. Esse exame consiste na colocação de eletrodos atrás da orelha e na testa, além de fone de ouvido que é responsável por produzir estímulos que irão ativar o tronco encefálico e os nervos auditivos, gerando picos de eletricidade de acordo com a intensidade do estímulo, que são captados pelo eletrodo e interpretados pelo fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista a partir das ondas sonoras registradas pelo equipamento.
O exame dura entre 30 e 40 minutos e pode ser feito tanto em adultos quanto em crianças, sendo mais frequente em crianças que apresentam risco de perda auditiva, como aquelas que nasceram prematuramente ou com doenças genéticas, como a Síndrome de Down, por exemplo.
Eletrocardiograma
O que é?
O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista.
Como é feito?
O indivíduo se deita em uma maca e o médico espalha eletrodos para averiguar os impulsos elétricos de áreas diferentes do coração. A oscilação captada é conduzida ao eletrocardiógrafo, aparelho que durante cerca de cinco minutos registra a informação em gráficos impressos numa bobina de papel.
Eletroencefalograma em vigília ou em sonos
O que é?
O eletroencefalograma em sono e vigília é um exame completo, que investiga todo o tipo de anormalidade envolvendo a atividade cerebral. Doenças neurológicas, psiquiátricas e distúrbios relacionados ao sono podem ser diagnosticados a partir dele.
Como é feito?
Como registra a atividade cerebral no paciente, o exame de eletroencefalograma serve para investigar, confirmar ou monitorar possíveis doenças neurológicas.
Histerossalpingografia
O que é?
A histerossalpingografia é um exame de radiografia usando-se contraste, para verificar as condições anatômicas dos órgãos reprodutores femininos: útero e tubas.
Como é feito?
A histerossalpingografia é feita em um aparelho de raio X associado ao uso de contraste. O contraste, normalmente composto por iodo, é inserido pelo colo do útero por meio de um cateter, com a paciente em posição ginecológica, ou seja, deitada e com os joelhos dobrados. Há um balão na ponta desse cateter que é inflado dentro do útero para fixação da sonda, então o contraste é injetado. O raio-X não atravessa o contraste, e assim é possível ver a anatomia do útero e das tubas uterinas durante o exame. É comum que ao longo do exame, o médico peça para a paciente modificar sua posição, o que ajuda a distribuir melhor o contraste, fornecendo mais informações.
Audiometria
O que é?
É o exame realizado pelo médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo que tem o objetivo de avaliar a capacidade do paciente em ouvir e interpretar sons. Por meio dele, detectam-se possíveis alterações auditivas, e a partir daí o profissional responsável pode prescrever medidas preventivas e/ou tratamentos adequados, como o uso de aparelhos auditivos.
Existem dois tipos de audiometria: tonal e vocal. Enquanto o primeiro avalia as respostas do paciente a sons emitidos em diversas frequências, o segundo mede a capacidade em reconhecer a fala humana.
Como é feito?
Ambos os tipos de audiometrias são indolores e relativamente rápidos, cerca de 40 minutos em adultos. Embora seja muito eficaz, depende diretamente da colaboração do paciente.
Numa cabine acústica com janela de vidro, o paciente coloca um fone de ouvido com microfone acoplado — este é o meio de comunicação entre ele e o examinador. Ao ouvir os sons emitidos, o paciente responde com gestos previamente combinados com o profissional.
Em dado momento, ele deve repetir as palavras ditas pelo examinador. Já em outro é colocado um aparelho vibratório sobre o seu osso mastoide, que deverá acusar suas percepções de vibração.
Não é necessário nenhum tipo de preparação do examinado, como medicação ou dieta específica. Porém, é preciso que ele se resguarde de ruídos fortes por, pelo menos, 14 horas anteriores ao procedimento.
Termo de Consentimento
O termo de consentimento, que é entregue antes de ser realizado o exame, deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido para o exame ser realizado.
O Hospital Municipal Universitário de Taubaté é um hospital público. Sendo patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.
É proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO.