Humanização

O Hospital Municipal Universitário de Taubaté, desde o início de suas atividades, sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.

A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS pelo Ministério da Saúde em 2003, ratifica e certifica as ações realizadas pelo Hospital Municipal Universitário de Taubaté, na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.

Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e esse tem sido o nosso objetivo: o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.

Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) HumanizaSUS do Ministério da Saúde, o Hospital Municipal Universitário de Taubaté desenvolve os seguintes projetos: 

Através de um planejamento cuidadoso onde foi considerado o estudo de demanda, juntamente com a sensibilização dos colaboradores através de reuniões de exposição e discussão da cartilha da PNH, elaboração de protocolos e fluxos, além de treinamento oferecido aos profissionais da instituição das diferentes especialidades.
Para a classificação do risco foi adotado o sistema de cores, com a seguinte disposição:

Direito à Acompanhante:
É permitida a permanência de um acompanhante, do mesmo sexo, ao paciente idoso (a partir de 60 anos) e menor (de 0 a 17 anos) ou em casos especiais, desde que avaliados pela enfermeira responsável pela Unidade de Internação.

Os pacientes pediátricos são também incentivados a ficar com acompanhante durante todo o período de internação.

Visita Aberta:
A Visita Aberta será permitida somente nas Unidades de Internação e nas UTIs, em horários preestabelecidos pela unidade.

O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH, proposta em 2004; Seu intuito é estimular e fortalecer o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos e para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).

Desde sua inauguração, o Hospital Municipal Universitário de Taubaté tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.

Uma das diretrizes da unidade Hospital Municipal Universitário de Taubaté é a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.