Humanização
O Hospital Municipal Universitário de Taubaté, desde o início de suas atividades, sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.
A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS pelo Ministério da Saúde em 2003, ratifica e certifica as ações realizadas pelo Hospital Municipal Universitário de Taubaté, na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.
Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e esse tem sido o nosso objetivo: o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.
Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) HumanizaSUS do Ministério da Saúde, o Hospital Municipal Universitário de Taubaté desenvolve os seguintes projetos:
Através de um planejamento cuidadoso onde foi considerado o estudo de demanda, juntamente com a sensibilização dos colaboradores através de reuniões de exposição e discussão da cartilha da PNH, elaboração de protocolos e fluxos, além de treinamento oferecido aos profissionais da instituição das diferentes especialidades.
Para a classificação do risco foi adotado o sistema de cores, com a seguinte disposição:
Direito à Acompanhante:
É permitida a permanência de um acompanhante, do mesmo sexo, ao paciente idoso (a partir de 60 anos) e menor (de 0 a 17 anos) ou em casos especiais, desde que avaliados pela enfermeira responsável pela Unidade de Internação.
Os pacientes pediátricos são também incentivados a ficar com acompanhante durante todo o período de internação.
Visita Aberta:
A Visita Aberta será permitida somente nas Unidades de Internação e nas UTIs, em horários preestabelecidos pela unidade.
O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH, proposta em 2004; Seu intuito é estimular e fortalecer o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos e para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).
Desde sua inauguração, o Hospital Municipal Universitário de Taubaté tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.
Uma das diretrizes da unidade Hospital Municipal Universitário de Taubaté é a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.
PROGRAMA DE HUMANIZAÇÃO DO HOSPITAL
O Hospital Municipal Universitário de Taubaté possui o Programa de Humanização com os seguintes projetos:
PROJETO BRINQUEDOTECA – PROJETO BRINCAR É SAUDÁVEL!
Baseado na Lei Federal nº 11.104/2005, o Hospital dispõe de uma brinquedoteca na Unidade de Internação Pediátrica, com o objetivo de auxiliar na recuperação, amenizando experiências emocionais ou psicológicas da internação por meio de atividades lúdicas, de recreação e integração social dirigidas às crianças, considerando que o “brincar” é direito de toda criança, inclusive das hospitalizadas. A criança tem sentimentos de medo e abandono ao ser afastada de seu meio, mesmo tendo internação conjunta com a mãe e estando em ambiente agradável.
O Hospital Municipal Universitário de Taubaté, através de um trabalho com a equipe de voluntariado, proporciona atividades de recreação e integração social dirigidas às crianças internadas na enfermaria da pediatria, no espaço chamado BRINQUEDOTECA, garantindo o direito de brincar.
CANTINHO DA BELEZA
O projeto conta com voluntários profissionais cabeleireiros que, periodicamente, veem ao Hospital Municipal Universitário de Taubaté, realizar cortes de cabelos e barba, penteados e maquiagem a todos os pacientes internados que desejarem os serviços. O objetivo é melhorar e desenvolver a autoestima e criar momentos de descontração dos pacientes durante o período de internação.
PROJETO VOLUNTARIADO
O Hospital incentiva grupos de voluntários com atividades direcionadas aos pacientes e acompanhantes. Atualmente contamos com seis grupos voluntários, que atuam desenvolvendo ações de bem estar social, contribuindo tanto no aspecto psicológico quanto no social dos pacientes internados e acompanhantes, além de levar um pouco de alegria, carinho e conforto a todos que frequentam o Hospital.
PROJETO MUSICAL
O Grupo Musical foi criado por voluntários, em 2019, na gestão SPDM. O grupo atua semanalmente em todas as dependências do Hospital ofertando música aos pacientes e acompanhantes do Hospital e tem como objetivo suavizar o ambiente hospitalar, transmitindo mensagens de motivação e carinho através da música.
Atualmente o hospital está desenvolvendo um projeto em parceria com a Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo.
ESPAÇO ECUMÊNICO:
O Hospital Municipal Universitário de Taubaté disponibiliza em sua área central (piso superior) uma capela, espaço para as principais manifestações religiosas. Atualmente em parceria com a Diocese de Taubaté, o projeto de Capelania Hospitalar envolve a visita da Pastoral de Saúde, com um total de 12 voluntários, que se revezam em visitas diárias aos pacientes internados.
O hospital por meio de sua equipe de enfermagem, dá respaldo às visitas, informando os leitos disponíveis para a realização das atividades de assistência religiosa, embasados nos critérios de disponibilidade, necessidade e conveniência do setor.
A assistência religiosa em ambiente hospitalar tem o objetivo de levar a Espiritualidade a todos os pacientes e colaboradores do hospital, realizando visitas diárias aos pacientes que aceitam receber os voluntários, proporcionando um momento de oração e atenção aos pacientes.