Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou o responsável deverá apresentar os seguintes documentos:
RG, CPF e Cartão do SUS, Comprovante de residência e Resultados de Exames Anteriores.
Em caso de Internações de pacientes menores de 18 anos, o responsável deverá apresentar O RG, além dos documentos do paciente.
– O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita.
– Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto. Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares.
– Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.
A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.
As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.
Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.
Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
Caso haja dúvida da continuidade do uso de medicação no momento da internação ou alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença de um farmacêutico.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se faz uso contínuo e/ou se é alérgico a algum tipo de medicamento.
1 – Horário de visitas
Horário de Visita |
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SETOR |
HORÁRIO |
OBSERVAÇÃO |
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Clínica Médica 1, 2 e 3 |
10h às 20h |
1 Visitante sem limite de revezamento |
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Clínica Ortopédica |
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Retaguarda |
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Clínica Pediátrica |
10h às 20h |
1 Visitante sem limite de revezamento |
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Direito a 1 acompanhante |
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Maternidade 1 e 2 |
10h às 20h |
2 Visitantes por dia com revezamento |
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Parturiente: Direito a 1 acompanhante |
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UTI Adulto |
16h às 17h |
2 visitas por período |
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20h às 21h |
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UTI Pediátrica |
15h às 16H |
Acompanhante: Mãe ou responsável legal |
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20h às 21h |
2 visitas por período com revezamento |
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UTI Neonatal |
10h às 20h |
Mãe ou responsável legal |
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Berçário |
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PSI |
17h30 às 18h30 |
1 Visitante por dia sem revezamento |
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Direito a 1 acompanhante |
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PSGO |
Não é permitido visita |
Direito a 1 acompanhante |
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Clínica Psiquiátrica |
Visitas pré-estabelecidas em conjunto com os familiares e equipes do Serviço Social e Médica. |
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Horários para troca de acompanhante |
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Manhã: das 07h às 09h |
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Tarde/Noite: das 13h às 21h |
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PERMANÊNCIA MINIMA DE 06 HORAS |
2 – RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
- O hospital não se responsabiliza por pertences/ objetos de valores de pacientes e acompanhantes que não forem arrolados. Os que forem arrolados e não retirados no prazo de 90 dias serão doados a uma instituição beneficente sugerida pelo hospital.
- Traga seus objetos e produtos de higiene pessoal, pijama ou camisola, chinelos e roupa íntima.
- Não traga dinheiro ou objetos de valor.
- Não use joias, maquiagem ou esmaltes.
- Não fazer barulho, provocar ruídos nem falar em voz alta.
- O hospital não se responsabiliza pelos veículos estacionados ao seu redor.
- Devido a interferências causadas nos equipamentos hospitalares, é proibido o uso do telefone celular.
- Proibida a entrada de televisão sem autorização, por escrito, pela equipe de enfermagem. A entrada do aparelho de TV – até 24” e vídeo game (para pediatria) – deverá acontecer no período das 13h às 16h.
3 – REFEIÇÕES:
A refeição servida ao paciente é elaborada pela Nutricionista do Hospital, segundo prescrição médica.
Não é aconselhável trazer alimentação para o paciente sem a prévia autorização da nutricionista.
HORÁRIO DE REFEIÇÃO PARA OS ACOMPANHANTES |
Café Da Manhã 06h45 as 07h15 |
Almoço 10h30 às 11h30 |
Jantar 18h às 18h30 |
RESSALTAMOS QUE A REFEIÇÃO SÓ É PERMITIDA PARA ACOMPANHANTES DE PACIENTES COM IDADE A PARTIR DE 60 ANOS E MENORES DE 18 ANOS.
4 – ALTA HOSPITALAR:
O processo é iniciado a partir da alta médica, prescrita pelo médico assistente. O paciente será liberado após a alta hospitalar, quando terminados todos os procedimentos prescritos. O paciente deverá deixar o hospital até duas horas após a alta médica.
Pacientes menores de 18 anos somente serão liberados em alta hospitalar acompanhados dos pais ou do responsável legal, neste caso é necessário apresentar o documento de guarda.
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.
O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.
Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.
O Hospital Municipal Universitário de Taubaté não realiza qualquer tipo de cobrança via telefone e nem solicita dados de pacientes durante a internação. Caso receba algum contato desse teor, entre em contato com o hospital através do telefone (12) 3625-7500.
É proibida a filmagem e/ou fotografia de paciente em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou indivíduo leigo, sem autorização expressa.
Para realização de tais procedimentos, deve haver ciência e concordância dos pacientes e seus familiares.
Se tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
O Hospital, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
O atendimento do SAU é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à quinta-feira das 7 às 18h e as sexta-feira das 7 às 17h. Após este horário e aos finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo ou Serviço Social.
Formas de Contato:
Funcionamento: |
De segunda a quinta-feira, das 7 às 18h, e sexta-feira, das 7 às 17h |
Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias |
Telefone: (12) 3625-7576 |
É importante que você saiba:
Consentimento informado – O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento do paciente ou seu responsável para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Não havendo sucesso nesse contato, e havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional.
Transferência para outro hospital
Este procedimento acontecerá sempre que o Hospital não atender à especialidade indicada ou não dispuser de tratamento proposto pelos nossos profissionais. O Hospital responsabiliza-se em entrar em contato com o hospital de destino para verificar a possibilidade de receber o paciente. O Hospital informará a transferência aos familiares, entregando ao responsável pelo paciente a via original do resumo de alta, com especificação de transferência e exames.
Política de silêncio
Para que haja pronta recuperação e pensando no bem-estar do paciente solicitamos a todos: paciente, acompanhante e visitas, que respeitem as orientações de silêncio dentro dos quartos e nos corredores das unidades, com o número de visitas. Pedimos gentileza de que a utilização de celulares não seja feita nos corredores e que mantenha um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar outros pacientes.
Conservação do Patrimônio Público
O Hospital Municipal Universitário de Taubaté é um hospital público. Sendo patrimônio público, cabe a todos zelar por ele, preservando-o e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.