Perguntas Frequentes

Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou o responsável deverá apresentar os seguintes documentos:

RG, CPF e Cartão do SUS, Comprovante de residência e Resultados de Exames Anteriores.

Em caso de Internações de pacientes menores de 18 anos, o responsável deverá apresentar O RG, além dos documentos do paciente.

– O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita.

– Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto. Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares.

– Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.

As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.

Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.

Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

1 – Horário de visitas

Horário de Visita
SETOR
HORÁRIO
OBSERVAÇÃO
Clinica Médica 1, 2 e 3 
10h às 20h
1 Visitante sem limite de revezamento
Clinica Ortopédica
Retaguarda
Clinica Pediatrica
10h às 20h
1 Visitante sem limite de revezamento                          Direito a 1 acompanhante
Maternidade 1 e 2
10h às 20h
2 Visitantes por dia com revezamento                    Parturiente : Direito a 1 acompanhante
UTI Adulto
16h às 17h
2 visitas por periodo com revezamento
20h às 21h
UTI Pediatrica
15h às 16H
Mãe ou resp. legal + 2 visitas por periodo com revezamento
 
20h às 21h
UTI Neonatal
10h às 20h
Mãe ou resp. legal com revezamento
Berçário
PSI
17h30 às 18h30
1 Visitante por dia  sem  revezamento                             Direito a 1 acompanhante
PSGO
Não é permitido visita                                                    Direito a 1 acompanhante
Clínica Psiquiátrica
Visitas pré estabelecidas em conjunto com os familiares e quipes do Serviço Social e Médica.
 
 
 
Horários para troca de acompanhante
Manhã: das 07h às 09h
Tarde/Noite:  das 13h às 21h
PERMANÊNCIA MINIMA DE DE 06 HORAS

2 – RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

  • O hospital não se responsabiliza por pertences/ objetos de valores de pacientes e acompanhantes que não forem arrolados. Os que forem arrolados e não retirados no prazo de 90 dias serão doados a uma instituição beneficente sugerida pelo hospital.
  • Traga seus objetos e produtos de higiene pessoal, pijama ou camisola, chinelos e roupa íntima.
  • Não traga dinheiro ou objetos de valor.
  • Não use joias, maquiagem ou esmaltes.
  • Não fazer barulho, provocar ruídos nem falar em voz alta.
  • O hospital não se responsabiliza pelos veículos estacionados ao seu redor.
  • Devido a interferências causadas nos equipamentos hospitalares, é proibido o uso do telefone celular.
  • Proibida a entrada de televisão sem autorização, por escrito, pela equipe de enfermagem. A entrada do aparelho de TV – até 24” e vídeo game (para pediatria) – deverá acontecer no período das 13h às 16h.

3 – REFEIÇÕES:

A refeição servida ao paciente é elaborada pela Nutricionista do Hospital, segundo prescrição médica.

Não é aconselhável trazer alimentação para o paciente sem a prévia autorização da nutricionista.

HORÁRIO DE REFEIÇÃO PARA OS ACOMPANHANTES
Café Da Manhã

06h45 as 07h15

Almoço

10h30 às 11h

Lanche Da Tarde

15h às 15h30

Jantar

17h30 às 18h

RESSALTAMOS QUE A REFEIÇÃO SÓ É PERMITIDA PARA ACOMPANHANTES DE PACIENTES COM IDADE A PARTIR DE 60 ANOS E MENORES DE 18 ANOS.

4 – ALTA HOSPITALAR:

O processo é iniciado a partir da alta médica, prescrita pelo médico assistente. O paciente será liberado após a alta hospitalar, quando terminados todos os procedimentos prescritos. O paciente deverá deixar o hospital até duas horas após a alta médica.

Pacientes menores de 18 anos somente serão liberados em alta hospitalar acompanhados dos pais ou do responsável legal, neste caso é necessário apresentar o documento de guarda.

Horário de visitas:

PRONTO-SOCORRO

Psiquiatria: das 16h às 16h30, sendo uma pessoa por vez durante o período;

Semi-Intensiva: das 10h30 às 11h e das 16h às 16h30, sendo duas pessoas por vez durante o período;

Observação Adulto: das 16h às 16h30, sendo duas pessoas por vez durante o período. 

ENFERMARIAS (Clínica Cirúrgica I, II e III, Clínica Médica I e II, Clínica Pediátrica e Observação Infantil): das 9h às 20h, sendo uma por vez durante o período.

PSIQUIATRIA 2º ANDAR: das 15h às 15h30, sendo duas pessoas por vez durante o período.

UTI ADULTO E PEDIÁTRICA: das 10h às 10h30; das 16h às 16h30 e das 21h às 22h, duas pessoas, sendo uma por vez durante o período.

É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade.

Informações médicas sobre pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.

Não haverá troca de acompanhante durante o horário de visitas. A troca deverá ser feita antes ou depois do horário de visitas. Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do Hospital.

IMPORTANTE: o horário de visita poderá ser alterado, de acordo com a necessidade da unidade.

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.

Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.

higiene das mãos

O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.

O Hospital Municipal Universitário de Taubaté não realiza qualquer tipo de cobrança via telefone e nem solicita dados de pacientes durante a internação. Caso receba algum contato desse teor, entre em contato com o hospital através do telefone (12) 3625-7500.

É proibida a filmagem e/ou fotografia de paciente em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou indivíduo leigo, sem autorização expressa.

Para realização de tais procedimentos, deve haver ciência e concordância dos pacientes e seus familiares.

Se tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

O Hospital, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.

O atendimento do SAU é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à quinta-feira das 7 às 18h e as sexta-feira das 7 às 17h. Após este horário e aos finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo ou Serviço Social.

Formas de Contato:

Funcionamento:
De segunda a quinta-feira, das 7 às 18h, e sexta-feira, das 7 às 17h
Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias
Telefone: (12) 3625-7576